terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Seja Gentil


Acho que não custa nada! A gente sai na rua, e parece uma luta armada. No trânsito nem se fala... quer coisa mais feia que mostrar o dedo do meio para outra pessoa porque você entrou na frente dela? sabe o que parece, que atrás do volante as pessoas se tornam maiores, poderosas e podem passar em cima de todo mundo. Me mostrou o dedo, tenho vontade de ir atrás e quebrar todos os dedinhos, deixar tudo toquinho, aí a pessoa nunca mais faz esse sinal horrivel para outra pessoa.


Um destes dias de Carnaval, passamos pelo drive-thru do MacDonalds, a primeira sujeita que nos atendeu, não disse boa noite e nem muito obrigada, só "mais alguma coisa???" como se tivessemos culpa da criatura estar trabalhando na 2a. de Carnaval, 2a. cabine para pagamento, outra vez, meu marido disse Boa noite. O sujeito nem balbuciou, só falou deu tanto pegue na próxima cabine...e na última eu perguntei se eles tinham feito a Faculdade do MacDonalds, em Alphaville, enorme, mas não sei para que existe, afinal, eles não ensinam nem os principios básicos de educação: Bom dia, Boa tarde, Boa Noite, Muito Obrigada!!! Mas será que isso tem que ensinar???


E email então? Parece que a pessoa do outro lado não é gente!!! é uma coisa sem cérebro ali do outro lado, pronta para receber porrada! eu pessoalmente não respondo email de gente mal educada... só se minha TPM está em seu dia de glória, aí não dá para segurar. Mas que gentileza não faz mal, ah isso não faz!!!


A gente vai vivendo, vai aprendendo, que cada tem seu jeito, uns com jeitos carinhosos, fofos, e outros com jeito de pit bull (não tenho nada contra a raça de cães) mas fala sério, tem gente que levanta de mal humor, sai dando patadas e se você estiver na frente, leva!!!


E isso pega que nem uma praga, não tem idade, classe social,sexo, lógico que a falta de gentileza caminha com a falta de educação que caminha com a ignorância, mas o ignorante não é aquele que não estudou, conheço centenas de pessoas sem estudo que são mais sábios que PHD's que acabaram de afiar suas ferraduras, é triste!


Por isso adoro a turma da melhor idade, tenho amigas de 70, 80... 86 anos, Olga minha querida amiga do café no Pão de Açucar todos os dias, Dr.Torloni meu pai do Hospital do Câncer, gente doce, que percebeu na melhor idade que não adianta ser duro, eu adoro mînhas vovós e vovôs, dificilmente a gente vê esse pessoal brigando, tratando mal as pessoas, ou reclamando... lógico que toda regra tem sua exceção, tem gente que nasce, cresce e morre amarga... mas aí não dá para ter amizade... esses passam pela vida, somente passam...


Então, seja gentil, como diz a propaganda, passe adiante... não mande emails mal educados, não desligue o telefone na cara dos outros (vc só será perdoado se for o telemarketing da Telefonica, rs), dê passagem no trânsito, abra a porta do carro, espere seu vizinho que chegou junto com você na garagem e ao invés de sair correndo para não ter que esperá-lo na porta do elevador, sorria para seu porteiro, motorista, padeiro, caixa do supermercado, a gentileza abre portas, a falta de educação fecha todas!

Afinal tem coisa melhor do que escutar: muito obrigada, muito gentil de sua parte, tenha um bom dia, eu gosto.... e você???

Um comentário:

Rô (Maria) disse...

Jackie... q bom ver vc no seu blog de novo. E concordo em gênero, número e grau... É tão bom ser gentil... Faz bem a alma!

Beijocas...